PRESENÇA

 

"O que não compreendemos ao adiar as mudanças desejadas é que estamos, de fato, adiando a vida que almejamos viver. Propomo-nos a mudar na próxima segunda-feira, ou no mês que vem, ou quando essa fase passar, porém este exato instante é o tempo onde tudo está acontecendo, se não foi do jeito que sonhamos, será então de outro jeito. Talvez seja por isso que algumas pessoas consideram a vida um pesadelo."    

(Dulce Magalhães)

 


    Quando menino, minhas irmãs estudavam em um livro de Ciências do Corpo Humano que herdei para recortar e brincar. Eu ficava fascinado com as imagens. O curioso é que a cada capítulo havia uma citação não ligada ao conteúdo, que figurava ali como um bônus de reflexão. Na adolescência, uma em especial me chamou a atenção, me pegou de tal jeito que até hoje mantenho o recorte do livro colado em uma agenda antiga. Não havia referência à autoria, dizia: “Entre as grandes coisas que não podemos fazer e as pequenas que não fazemos, o perigo está em não se fazer nenhuma.”

    Hoje compreendo que ela cumpriu um papel em minha mente cheia de sonhos de juventude, me chamando à presença, pois se eu realmente almejava aquilo que sonhava, havia algo que deveria fazer naquele momento e que estava ao meu alcance. Entendi que uma pequena ação poderia dar o start, começar a girar a roda dos meus sonhos.

    Aprendi também, pelas práticas que fui acolhendo em minha vida, o imenso valor do ócio criativo, o não fazer, o meditar, o deixar fluir, que acaba sendo algo produtivo. Silenciar assenta e clareia o próximo passo.

    Tornar-se presente aqui e agora, neste tempo-espaço, o único que há, porque não há garantia do próximo minuto, é a grande medicina. Claro, desde que nós, seres humanos, nos tornamos agricultores, demos um salto no “domínio” do tempo. Nossa compreensão do planejamento e da semeadura desenvolveu-se. No entanto, na dança da vida, nos movimentamos entre as semeaduras do hoje e as colheitas que, talvez, a impermanência não nos permita fazer, mas a confiança no processo da vida proporcionou aos antepassados que deixassem um legado. Apropriar-nos desse presente nos conduzirá à vida que almejamos e ainda nos permitirá deixar algo em construção para quem virá.

    Assim, vamos para o agora. uma ideia que me agrada muito e que gosto de trabalhar com as pessoas: o fato que tenho autoridade em meu território físico-mental-emocional-energético. Somente o que permito tem ação nele e somente nele comando. O outro e seus assuntos não me pertencem. Internamente sou livre, posso olhar para a vida da forma que escolher. Fomentar o treinamento dessa inteligência integral fará toda a diferença: educar as pessoas para respostas mais inteiras, com mente, emoção e energia mais desenvolvidas.

    Experimente o momento, faça o teste, não importa o que esteja ocorrendo, acolha. Pare tudo por um instante, silencie, feche seus olhos, chame seu próprio nome, observe sua respiração. Ao abrir os olhos, escolha, um infinito leque de possibilidades à sua frente. Escolha de novo, escolha estar em paz, escolha amor. Retome o ambiente em que você se encontra. Não lute com a vida, entre em acordo com ela, com o momento. O que pode ser feito agora? Reavalie as ferramentas e os recursos disponíveis, coloque tudo em dúvida, reposicione seu jogo, repense! Até o grande ser possível, inúmeras pequenas e possíveis ações à sua frente.

    Gosto de uma citação que diz que em geral nosso remédio encontra-se em nosso próprio jardim.  O que floresce em seu entorno agora? Se não vê, que semeadura não fez que pode começar agora, neste mesmo instante? Com que parte sua pode fazer contato? Quem são seus aliados internos? Que parte sua, que talento seu, que forma de estar no mundo, tem sido efetivamente a mais pacífica, amorosa e transformadora nos desafios que já viveu? Relembre seus melhores momentos, suas mais inspiradas decisões. Conecte--se com o melhor que você tem internamente e o coloque em movimento, aprimore isto, aprenda mais a respeito, aprenda a respeito de si mesmo. Pergunte-se como isto pode acontecer. Lembre-se que “se o que você sabe não está sendo eficaz para responder para a vida à altura de seus sonhos, certamente o que você sabe não é suficiente”.

    Quais os caminhos para educar seus talentos? A que você poderia se dedicar a aprender agora? Talvez se comunicar melhor? Quem sabe aprender uma arte, um instrumento, uma arte marcial, uma dança, um idioma? Quem sabe seu emocional precise de treino? tantos temas disponíveis, uma infinidade de palestras abertas e gratuitas, quem sabe aprender sobre comunicação não-violenta, entrar em contato com as visões de uma tradição diferente das que conhece e da que foi criado, qual o problema? Aprenda a fazer um prato novo, a semear hortas, a desenhar, a cantar, o que seja.

    Lembre-se que um aspecto positivo da internet é o acesso à informação. É possível que o que você precise desenvolver possa ser aprendido em uma primeira etapa sem sair de casa.

    No seu jardim há também outros recursos. Quem são seus alia- dos externos? Com quem você pode contar? Faça contato, com- prometa-se a ouvir, aprender, avaliar outras respostas. Talvez não sejam visões ideais ou adequadas para você, porém exercitar a flexibilidade para uma escuta atenta do outro é capaz de ampliar sua visão e promover mudança. Nada se perde se você estiver aberto a pensar a respeito e, o melhor, não ameaça nisto.

    Reflita, tudo já está acontecendo agora. Em geral, estamos presos a uma sensação de culpa, ressentimento, dor, que está em algum ponto do passado, em alguma ansiedade e/ou em algum medo de algo no futuro que, apesar de todo o tempo que gastamos articulando o que faremos se..., talvez esse algo aterrorizante nem mesmo ocorra.

    Enfim, no campo poderoso deste agora, retome, há infinitos caminhos e recursos. Comece agora, com ações pequenas, organize seus documentos, leia, arrume aquelas gavetas, descarte o desnecessário de seus armários, visite alguém, ligue para um amigo ou familiar, para ouvi-lo um pouco, seja gentil. Comunique-se! O mundo lá fora não irá adivinhar suas necessidades! Escolha de novo, escolha agora o melhor que pode ser!

    Ouça histórias de vida, inspire-se! Não importa o tamanho da questão que esteja lhe afetando agora, a vida é o que é: passagem apenas, e as galáxias não entrarão em colapso se você parar. Em algum ponto em você algo dizendo que tudo está certo e você é capaz de entregar-se e, a partir daí, a roda da vida ganhará nova direção. Um único passo é capaz de dar início a uma nova jornada. É muito comum nos tornarmos guardiões do irrelevante e seguirmos a bela experiência que a dádiva da vida é carregando pesos que descobrimos, muito tarde, desnecessários; isso inclui coisas que acreditamos, frases e pensamentos que repetimos sem nunca termos refletido a respeito do que dizem e sobre os limites que criamos para nós mesmos ao crermos neles.

    Pode ser que você diariamente queira ser próspero e suas ações e respostas à vida não são necessariamente generosas e propagam uma mesquinharia capaz de deixá-lo vivendo em escassez por muito tempo. Seja generoso consigo mesmo e com a vida! E é preciso muita atenção sobre isso. Ao refinarmos nosso olhar e nossa escuta, daremos conta de quanta coisa, totalmente isenta de sentido, ou coerência, é compartilhada todos os dias. E o alerta, repito, é: Questione! Questione-se!

    Honre sua Presença, permita que os pensamentos e as emoções em você sejam um bom lar para habitar. Ganhe liberdade dentro de você, tudo o que almejamos fora não ocorrerá se, minimamente, não nos aliarmos internamente com a condição desejada. Almejar amor, paz, bons relacionamentos, prosperidade, gentileza, externa- mente, não adiantará, se isso não for algo vívido em você. Ame-se, seja seu melhor amigo agora!

    Gosto muito de uma lembrança que Dulce tinha de uma frase que não sei a origem: “Felicidade não existe, teremos de dar um jeito de ser feliz sem ela.” Nossas amarras são internas e, na medida em que nos desamarramos, favorecemos o todo, convivendo e respeitando o movimento de cada um, tudo tem seu próprio ritmo. Precisamos começar fazendo as pazes com as coisas como são e com aquilo que é preciso mudar, começar hoje a semeadura. Comece por você, comece agora!

    O que você pode fazer agora surpreendendo a si mesmo e a seu mundo? E se conhecendo, afinal, você é o maior especialista em si mesmo - o que você vai, mais uma vez, deixar de fazer para caminhar em direção à vida que almeja? E até quando os adiamentos farão sentido? Somos perfeitos para este momento! Medite a res- peito!

    E como não terminar lembrando, mais uma vez, da minha querida Dulce:

    “Este é o tempo e o lugar, e você é a pessoa para fazer acontecer”

                                                                                                                          Jairo Salles

Publicado no livro: Vida - Inspirações dos Guardiões do Farol - Editora Luna Dhara - Florianópolis - 2019 - Organizador: Jairo Salles

Deixe seu comentário! Compartilhe!

Se desejar, siga nossas redes:

Instagram       YouTube     Facebook    Threads

                                


4 comentários:

  1. Adorei a reflexão, fez muito sentido para mim. Grata ❤️🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Querida! Fico muito feliz! Que bom tê-la por aqui!

      Excluir
  2. Amei o texto, em especial esse trecho:

    Honre sua Presença, permita que os pensamentos e as emoções em você sejam um bom lar para habitar. Ganhe liberdade dentro de você, tudo o que almejamos fora não ocorrerá se, minimamente, não nos aliarmos internamente com a condição desejada. Almejar amor, paz, bons relacionamentos, prosperidade, gentileza, externa- mente, não adiantará, se isso não for algo vívido em você. Ame-se, seja seu melhor amigo agora!

    Obrigada 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super Grato por esse belo retorno Minha Querida! "Poli, Poli!"

      Excluir

Reiki Lab

     Me tornei praticante de Reiki em 1998 por Oriel Abarca e em 2010 fui iniciado Mestre em Reiki por Bárbara Rios Machado.  Neste 2025 cel...